A XX edição do Congresso da Sociedade Portuguesa de Etologia realizou-se em Vila do Conde, nos dias 7, 8 e 9 de Dezembro, em parceria com Associação BIOPOLIS – CIBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, InBIO, Laboratório Associado da Universidade do Porto).
Esta edição incluiu convidados nacionais e internacionais que irão proferir palestras plenárias, workshops, comunicações orais e posters, prémios e eventos sociais. Mais informações no website do congresso aqui.
Agradecemos a todos os participantes, apresentadores, patrocinadores e parceiros por fazerem parte deste incrível congresso! A participação entusiástica de mais de 80 pessoas elevou significativamente o congresso, criando um ambiente vibrante para a troca de conhecimento no campo da etologia. A diversidade de temas abordados durante o evento foi notável, incluindo apresentações e posteres excepcionais sobre aves, insectos, mamíferos, peixes, répteis e muito mais.
Prémios
Este ano, Pol Sorigue conquistou o prestigiado Prémio Vitor Almada pela sua apresentação, “Molecular evolution of the genes involved in social behavior across Lake Tanganyika’s cichlids adaptive radiation!”
Além disso, a SPRINGER reconheceu a excelência este ano, atribuindo a Amalia de la Torre Herrera o prémio principal para o melhor poster, com “Automated Monitoring of Pair Bonds in a Gregarious Bird”, e reconhecendo a apresentação de Beatriz Palinhos Pereira sobre “Disruption of cleaner wrasse cognition and brain morphology under marine heatwaves” como a segunda melhor apresentação oral de estudante.
Para animar o congresso, em colaboração com a AIMM, introduzimos um jogo interactivo de bingo durante as apresentações orais. Os participantes Francisco Louro e Nádia Jesus ganhram uma sweatshirt da AIMM, enquanto que Iolanda Silva levou para casa uma t-shirt da SPE.