Sobre a SPE
A Sociedade Portuguesa de Etologia foi fundada em 1987 e visa promover o estudo do comportamento animal em Portugal, considerando as suas diversas vertentes. As actividades da sociedade incluem a publicação da revista científica acta ethologica, a organização de um Congresso Nacional e de outras reuniões científicas, a promoção de relações internacionais com sociedades congéneres e a divulgação da Etologia a nível do ensino secundário.
Esta página pretende reunir informações relevantes para os interessados no estudo do comportamento animal em Portugal. São bem-vindas contribuições sobre encontros científicos, links a outras páginas de comportamento animal, anúncios de emprego na área da Etologia, ideias sobre o site, ou outras informações consideradas relevantes. Toda as contribuições deverão ser enviadas para geral@etologia.pt
Equipa
2023/2025Direção:
José Ricardo Paula – Presidente
Ana Leitão – Vice-Presidente
Joana Castro – Secretária
Manuel Vieira – Vice-Secretário
Marta Pimentel – Tesoureira
Rita Covas – Vogal
André Ferreira – Vogal
Marta Marmelo – Vogal
Mesa da Assembleia Geral
Paulo Gama Mota – Presidente
Clara Amorim – Vice-Presidente
Beatriz Pereira – Secretária
Conselho Fiscal
Sandra Trigo – Presidente
Gonçalo Cardoso – Secretário
Ana Gomes – Relatora
Prémio Vitor Almada
O Prémio Vítor Almada é atribuído pela SPE à melhor comunicação oral de estudante apresentada em cada Congresso Nacional da SPE, e consiste no apoio (inscrição e apoio na deslocação) à participação do estudante em uma conferência internacional de etologia para aí realizar a apresentação do seu trabalho. O objectivo é premiar os melhores exemplos de trabalhos de estudantes e promover a sua internacionalização, através do contacto com uma comunidade científica mais ampla.
Este prémio homenageia um dos maiores etólogos portugueses, que tanto contribuiu para o desenvolvimento da Etologia em Portugal e da elevação da qualidade da investigação científica. Vítor Almada foi um dos fundadores da SPE e seu Presidente durante vários anos, foi o mentor científico de uma geração de investigadores em comportamento animal e um entusiástico e contagiante estudioso do comportamento.
Newsletter
- 04/03/2024 - Boletim Informativo Primavera 2024 | SPE
- 12/23/2023 - Boletim Informativo Inverno 2023 | SPE
- 11/22/2023 - Boletim Informativo Outono 2023 | SPE
- 09/04/2023 - Boletim Informativo Verão 2023 | SPE
- 04/17/2023 - Boletim Informativo Primavera 2023 | SPE
Mais informações e incrições aqui
O logótipo da SPE
O logótipo da SPE é inspirado em arte rupestre, e remete para a observação e estudo do comportamento animal que são feitos desde a pré-história.
Foram propostas para logótipo da SPE vários comportamentos icónicos ou exuberantes (cerimónias nupciais, lutas, etc.), mas a que faltavam originalidade para um consenso. Um dos sócios fundadores, António Bracinha Vieira, lembrou-se de representações rupestres de animais, algumas das quais mostram atenção ao seu comportamento em ambiente natural. Percorridas muitas ilustrações em livros sobre a Pré-história, e excluídas espécies extintas (mamutes, auroques, veados das turfeiras), o consenso caiu sobre algumas cabras, de espécie indefinível, e que poderiam ser contemporâneas. O logótipo da SPE foi então desenhado por Raul Veríssimo, inspirado nessas representações rupestres.